top of page

Seja bom, torne-se bom ou DESISTA.

  • Foto do escritor: O. Erick Trautvein
    O. Erick Trautvein
  • 26 de jan.
  • 2 min de leitura

Gosto dessa frase do Dr. House, pois ela ataca a ideia de fazer as coisas meia boca.


É um grito para rejeitar a mediocridade.


Carrega, em sua essência, uma filosofia dura, direta e pragmática, refletindo a abordagem impiedosa e sem rodeios do personagem.


Essa linha de pensamento nos dá, três opções diante dos desafios: já ser bom, aprimorar-se até se tornar bom, ou aceitar a derrota.


Seguir fazendo algo de forma medíocre seria igual a desistir sem ter a coragem de admitir. É igual a treinar para uma corrida visando o terceiro lugar, em vez de buscar o primeiro.


Embora essa frase não tenha sido criada com esse propósito, vejo-a como um ataque direto à ideia do “jeitinho brasileiro” — a tendência de fazer as coisas de qualquer jeito apenas para finalizar a tarefa, de buscar soluções superficiais e de baixa qualidade, de aceitar que as coisas atrasem e "ficar por isso mesmo".


Essa prática tão impregnada em nosso dia a dia que, muitas vezes, nem a percebemos.


Essa frase preza pela excelência. Gosto disso.


Claro, no contexto da obra o personagem tem uma penca de falhas em outras áreas da vida, e está longe de ser minimamente bom nelas, quem dirá excelente.


Creio que isso podemos jogar na conta do storytelling, pois ninguém gosta de personagens perfeitos. Seu cinismo, seu desprezo pelas ilusões e autopiedade. São elementos que, combinados com a sua excelência, contribuem para nos manter interessados nele.


No entanto, quando se trata do seu campo de domínio, ele é bom — é o melhor.


Isso combina com a ideia de que não da para ser bom em tudo, mas definitivamente é possível ser excelente em algo específico.


A questão é escolher em que ser bom e se tornar bom.


É uma visão de mundo que encara a vida de modo implacável, onde só sobrevivem aqueles que se aperfeiçoam.


Uma visão de mundo dura, mas de certo modo me agrada.


Obs: Só tô analisando uma ideia dele, não tô falando que é legal agir como um babaca (como ele faz muitas vezes) nem que é dahora ficar se entupindo da parada la que ele tomava na série.

 
 
Cadastre-se para receber atualizações exclusivas

Obrigado por cadastrar-se!

Opá, seja bem-vindo a Etoempire! Neste espaço compartilho meus estudos sobre a Arte da Escrita, aprendizados do dia a dia e algumas histórias inusitadas.

bottom of page